Divulgar as pesquisas, produtos e tecnologias que estão sendo realizadas visando solucionar as problemáticas do setor. Este é o propósito da “VII Mostra de Resultados de Pesquisas Aplicadas ao Arranjo Produtivo de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul”. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 4/5, integrando a programação da Exposol 2018 – Feira Internacional.
Diferentes dos anos anteriores, nesta edição foi promovida uma palestra magna com o professor Dr. Léo Afraneo Hartmann, que fez um resumo do que foi produzido na área geológica nos últimos anos. Posteriormente, foi realizada uma seção de pôsteres, com a participação total de 8 trabalhos.
De acordo com Maciel Donato, se apresenta aquilo que é produzido no Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul. “São trabalhos relacionados a cadeia produtiva, onde sempre se conhece novidades, ampliando o repertório de conhecimento. Também procura solucionar os gargalos científicos e tecnológicos para avanço do setor”, aduziu.
Neste ano, as pesquisas tiveram como temas centrais do setor: a saúde do trabalhador, design de produtos e joias, uso de diferentes técnicas aplicadas a gemas, além de tratamento e reuso de resíduos. Todos os resultados das pesquisas estão publicados em um livro com uma linguagem técnico-empresarial, adequado ao entendimento dos usuários da pesquisa, empresários e trabalhadores do setor.
A VII Mostra de Resultados de Pesquisas Aplicadas ao Arranjo Produtivo de Gemas e Joias do Rio Grande do Sul foi organizada pelo Centro Tecnológico, Aprosol, Sindipedras, Prefeitura de Soledade, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A programação da Exposol 2018 – Feira Internacional segue até domingo, 6/5, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade, com entrada gratuita na Feira e shows. Mais informações podem ser obtidas no site www.exposol.com.br.
O patrocínio é da Icatu Seguros, Farmácias São João, Fruki Guaraná, MHNet, BRDE, Rio Grande Seguros e Previdência, Corsan, Sicredi, Basso Pancotte, Deltasul, Lavoro – John Deere, BS Bios, Banrisul, Coagrisol e Caixa Econômica Federal. Os apoiadores são Fetag, Emater, UPF, Fiergs, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Soledade, com produção cultural da Lucano Cultura e Marketing e realização da Aprosol.