A Coagrisol deu sequência ao seu ciclo de palestras que acontece na Exposol 2018 na noite de sexta-feira, 04/05, com uma apresentação realizada com o consultor da INTL FC Stone Eduardo Martinez Sanchez.
O palestrante, que é consultor em gerenciamento de riscos e commodities agrícolas, trouxe aos presentes, informações sobre o funcionamento e perspectivas do mercado. Acerca disso, detalhes que podem ser fundamentais no momento da comercialização, foram explicados, sendo que o palestrante lembrou que os fatores como a questão cambial e as perspectivas de produção nos EUA devem ser analisados. “Neste momento o mercado volta sua atenção para o plantio americano, que deverá movimentar a Bolsa de Chicago e assim nortear o mercado. Igualmente a questão que envolve a guerra comercial entre a china e os Estados Unidos é analisada com cautela”, disse o palestrante.
Ele ainda lembrou que em relação aos grãos e ao complexo de soja, a seca na Argentina e a definição de área nos Estados Unidos devem guiar os próximos movimentos das culturas. No balanço argentino, a primeira variável a ser afetada deve ser a exportação da soja em grão. Com isso, e também de acordo com o desenvolvimento da safra norte-americana, não é descartada uma melhora dos preços no Brasil.
Quanto a variação do dólar, Martinez espera que ela se comporte de maneira bastante instável, motivada especialmente pelas eleições presidenciais, variando de acordo com o perfil dos candidatos em relação ao cenário econômico.
Tanto o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, como o superintendente, Clademir da Silva Comin, falaram da experiência que a empresa FC Stone acumula em análise do comportamento de mercado, e neste contexto, o valor do conteúdo que foi apresentado aos produtores, de forma gratuita.