Integrando a programação da Exposol 2018 – Feira Internacional, foi promovido uma palestra na manhã deste sábado, 5/5, abordando o tema Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí e a Sustentabilidade Ambiental. O evento foi uma realização da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) Botucaraí, tendo como palestrante Paulo Roberto Cervi.
Em sua fala, o orador, que é presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), falou sobre o que é a entidade, sua composição, estrutura e forma de gestão. “Costumamos dizer que é o parlamento das águas, onde fazemos a gestão dos recursos hídricos, sendo que nossa região abrange 42 municípios e aproximadamente 370 mil pessoas”, informou.
O Coaju foi criado em 2001 e atualmente tem como sede Carazinho, tendo como grande parceira Universidade de Passo Fundo. O Comité é formado por diversas entidades, sendo distribuída as vagas entre as categorias: 40% representantes de usuários de água; 40% representantes da população da bacia; e 20% representantes do Estado (poder executivo municipal, estadual e federal).
Cervi também discorreu sobre sustentabilidade ambiental. “Este tema nada mais é que trabalhar ações e políticas públicas que garantam os recursos hídricos, assegurando assim o seu uso múltiplo para as gerações futuras”, ponderou.
A programação da Exposol 2018 – Feira Internacional segue até domingo, 6/5, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade, com entrada gratuita na Feira e shows. Mais informações podem ser obtidas no site www.exposol.com.br.
O patrocínio é da Icatu Seguros, Farmácias São João, Fruki Guaraná, MHNet, BRDE, Rio Grande Seguros e Previdência, Corsan, Sicredi, Basso Pancotte, Deltasul, Lavoro – John Deere, BS Bios, Banrisul, Coagrisol e Caixa Econômica Federal. Os apoiadores são Fetag, Emater, UPF, Fiergs, Câmara de Vereadores e Prefeitura de Soledade, com produção cultural da Lucano Cultura e Marketing e realização da Aprosol.