O Projeto Ecopila será uma das iniciativas de destaque na Exposol 2025, que acontece de 1º a 4 de maio no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade. A ação mobilizará expositores e visitantes para a separação correta dos resíduos gerados durante a feira.
Cada kit instalado no parque contará com três lixeiras seletivas para papel, plástico e metal. Próximo a elas, haverá uma lixeira destinada ao descarte de resíduos orgânicos, sem identificação específica. A orientação é que o público deposite cada tipo de material no recipiente correto, colaborando para um ambiente mais limpo e sustentável.
De acordo com Rodrigo Panosso, presidente da ACIS e um dos coordenadores da Feira da Indústria, Comércio e Serviços da Exposol 2025, a iniciativa tem como objetivo estimular práticas ecológicas e arrecadar recursos para a coleta seletiva. “Quanto melhor for a separação dos resíduos, maior será o valor obtido com a venda dos materiais recicláveis. Metade da arrecadação será revertida para a compra de novas lixeiras e melhorias no sistema de coleta seletiva do parque, enquanto a outra metade será destinada para o fortalecimento do Projeto Ecopila”, explica.
O Projeto Ecopila é uma realização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Soledade (ACIS), por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE). Além da orientação aos visitantes, catadores devidamente identificados atuarão na coleta dos resíduos, com apoio das equipes de segurança e limpeza da feira.
Folders informativos estão sendo preparados para distribuição entre os expositores, explicando o funcionamento da coleta seletiva e a importância da colaboração de todos para o sucesso do projeto.
A Exposol 2025 acontece de 1º a 4 de maio no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz em Soledade. A realização é da Aprosol e tem como apresentadores Farmácia São João, Icatu Coopera, Stok Center, Vibra Foods, Unifique, e patrocínio da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e Setur – Secretaria do Turismo – Governo do Rio Grande do Sul, Cotrijal, Sicredi, Banrisul, Sicoob, Corsan Aegea, Basso Pancote, BRDE, Afubra, Unimed, Coprel Telecom, Badesul e Cerfox. O apoio é da Emater, Prefeitura de Soledade – 150 anos, Câmara de Vereadores de Soledade e Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei Rouanet, Incentivo a Projetos Culturais.