O primeiro dia da Exposol 2025 foi marcado pela intensa movimentação no Pavilhão da Agricultura Familiar. Localizado no Pavilhão 6 do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, o espaço reúne 66 expositores, representando 43 municípios do Rio Grande do Sul, e atraiu grande público em busca de produtos típicos e alimentos produzidos com base na tradição e no cuidado da agricultura familiar.
De acordo com Alessandro de Miranda Gasparin, um dos coordenadores da Feira da Agricultura Familiar, o público respondeu de forma positiva já neste primeiro dia. “Perdeu quem não veio para o parque hoje. O movimento foi bom. Pela parte da manhã um pouco mais tímido, quem sabe o pessoal descansou um pouco mais por ser feriado, mas a partir da tarde intensificou o movimento. Os pavilhões, em certos momentos, ficaram lotados”, relatou.
Gasparin destacou a receptividade do público aos produtos oferecidos, muitos deles preparados de forma artesanal, com receitas tradicionais. “Isso demonstra que o pessoal vem em busca do produto da agricultura familiar e o público tem vindo. O pessoal aqui está bastante contente pela comercialização, pelos produtos que foram vendidos”, comentou.
Ele também reforçou o convite para que os visitantes conheçam o espaço nos próximos dias da feira. “O mundo da agricultura familiar é bastante amplo. Então, venha pra cá e conheça as maravilhas da agricultura. Se você não conhece, venha descobrir. Se você já conhece, venha adquirir novamente e lembrar o tempo do biscoito da vovó, da comida típica, feita com amor e carinho”, concluiu.
A Feira da Agricultura Familiar é uma das atrações da Exposol 2025, que até domingo, 04/5, no Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, em Soledade, com acesso gratuito para pedestres. A realização é da Aprosol e tem como apresentadores Farmácia São João, Icatu Coopera, Stok Center, Vibra Foods, Unifique, e patrocínio da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e Setur – Secretaria do Turismo – Governo do Rio Grande do Sul, Cotrijal, Sicredi, Banrisul, Sicoob, Corsan Aegea, Basso Pancote, BRDE, Afubra, Unimed, Coprel Telecom, Badesul e Cerfox. O apoio é da Emater, Prefeitura de Soledade – 150 anos, Câmara de Vereadores de Soledade e Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei Rouanet, Incentivo a Projetos Culturais.