Foi lançada na manhã desta sexta-feira, 02 de maio, em frente ao Pavilhão 1 do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, a campanha Todos por Elas e o projeto Banco Vermelho – Diga Não à Violência contra a Mulher, durante a programação da Exposol 2025. A iniciativa é do Poder Judiciário de Soledade, em parceria com o Ministério Público, a Polícia Civil e outras instituições.
O juiz de Direito da Comarca de Soledade, José Pedro Guimarães, destacou a importância de utilizar o espaço da feira para tratar de um tema urgente. “Estamos num local onde circulam um grande número de pessoas e estamos aproveitando essa oportunidade para trazer à tona um tema tão importante, que é a violência contra a mulher”, disse.
Ele acrescenta que isto ainda é muito presente na nossa sociedade. “Estamos numa atuação propositiva muito boa, inclusive porque tivemos a enorme sensibilidade de todas as autoridades envolvidas. Todos estão harmonizados para que possamos enfrentar isso e diminuir cada vez mais os casos de violência familiar. E, num segundo momento, queremos facilitar que as mulheres não sofram caladas”, afirmou.
Além do lançamento da campanha, também ocorreu a instalação de bancos vermelhos em diferentes pontos da feira, como símbolo de alerta e reflexão. A delegada de Polícia Civil Fabiane de Vargas Bittencourt explicou que a proposta é sensibilizar o público. “Estamos aqui lançando o projeto Todos por Elas, que é justamente um chamado, uma demonstração para as nossas vítimas de que elas não estão sozinhas, de que nós estamos todos juntos no enfrentamento da violência contra a mulher”, assinala.
Ela explica que tem bancos espalhados pela feira justamente para chamar a atenção das pessoas com relação a essa temática. “A gente ainda tem violência contra a mulher na nossa sociedade e as pessoas têm que saber disso e fazer alguma coisa para mudar essa realidade”, pontuou.
O estande do Poder Judiciário, localizado dentro do parque, está realizando atendimentos ao público durante a feira, com a distribuição de materiais informativos e orientações sobre prevenção e enfrentamento da violência. A ação integra uma série de mobilizações permanentes na Comarca, com foco no acolhimento, na informação e no fortalecimento das redes de proteção às mulheres.