Na tarde deste sábado, 3 de maio, o auditório do Museu da Pedra e Mineralogia Egísto Dal Santo foi palco de um dos momentos mais simbólicos da Exposol: o tradicional Encontro de Soberanas. O evento, que faz parte da programação oficial da feira, foi organizado com dedicação pela rainha da Exposol 2025, Eduarda Egert, e pelas princesas Nikoly Bratti Balansin e Maria Eduarda D’Avila Von Helden.
A edição deste ano contou com a presença de 12 Cortes, representantes dos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Muliterno, Ibiraiaras, Barros Cassal, Tio Hugo, Mormaço, Tapera, Ernestina, Fontoura Xavier, Victor Graeff, Espumoso e a Corte da Exposol 2024.
Durante o encontro, as soberanas puderam compartilhar informações sobre seus Municípios, contando histórias, curiosidades e aspectos culturais que representam a identidade de suas comunidades. Além disso, relataram suas experiências como representantes municipais, reforçando o papel da mulher como embaixadora das tradições e do turismo local.
A troca de experiências entre as cortes fortalece os laços entre os municípios participantes, fomenta o orgulho pela história de cada localidade e incentiva o desenvolvimento do turismo nas cidades envolvidas. O evento, mais uma vez, reforçou o brilho e a importância das soberanas como símbolos de beleza, simpatia e representatividade.