Tradicional ponto de encontro da Exposol, a Praça de Alimentação recebeu um público expressivo já no primeiro dia da edição 2025 da feira, nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. Localizada no centro do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz, a área se consolida mais uma vez como espaço de convivência, descanso e experiências gastronômicas para visitantes de todas as idades.
Responsável pelo setor, Antônio Mário Cardoso avalia positivamente o início da movimentação. “Está dentro das expectativas. Pela manhã já havia público, e a tendência é aumentar ainda mais no decorrer da feira. Há poucos dias mostramos aqui a praça em fase de montagem, e agora já vemos esse espaço cheio de gente aproveitando a feira”, comentou.
Neste ano, são 12 expositores atuando no espaço, com destaque para a diversidade de pratos oferecidos. Desde peixinho frito e alaminuta até opções como costela no baguete e frutos do mar — incluindo camarão no espeto —, os visitantes encontram opções variadas que contemplam diferentes gostos e bolsos. “Quem vier vai encontrar atendimento de qualidade e vai sair satisfeito”, afirmou Antônio Mário.
Além da comida, há também variedade em bebidas, de água mineral ao tradicional chopp gelado. Os preços são tabelados e visíveis nos cardápios de cada box, além de uma tabela geral afixada na entrada da praça. “A orientação é que as pessoas confiram o preço no cardápio antes de fazer o pedido e no momento do pagamento. A taxa de 10% é de responsabilidade dos expositores, não dos consumidores”, destacou.
A Praça de Alimentação conta ainda com programação cultural própria. Todas as noites, artistas locais e convidados sobem ao palco para apresentações de música ao vivo, ampliando a experiência dos visitantes. Ainda durante o dia, há também atrações de voz e violão na praça, que complementam a agenda artística da Arena de Shows Stok Center.
Com cerca de 60% dos expositores vindos de Soledade, a prioridade na ocupação dos espaços foi dada aos empreendedores locais. Os estandes remanescentes foram posteriormente disponibilizados a representantes de outros municípios. “É uma forma de valorizar quem é daqui, mas também de trazer novas experiências para a feira”, comentou.
Na manhã de abertura, os responsáveis pelos estabelecimentos receberam orientações técnicas da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual. A reunião tratou de boas práticas, regras de higiene e atendimento, reforçando o compromisso da organização com a segurança alimentar.
Para Antônio Mário, mais do que um espaço de refeições, a Praça de Alimentação é um dos locais de maior simbolismo dentro da Exposol. “É aqui que se discute negócios, que se reencontra os amigos, que surgem conversas, paqueras e boas histórias. Quem vier para a Exposol, tem que passar por aqui”, finalizou.