A Exposol 2025 segue com programação intensa e a presença marcante de diferentes segmentos econômicos da região. No setor de pedras preciosas, a Associação dos Pequenos Pedristas de Soledade (Appesol) está participando ativamente com a exposição de seus associados no Pavilhão 4 do Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz.
Segundo o presidente da Appesol, Marco Antônio Rodrigues de Oliveira, a presença dos pequenos empreendedores na feira representa uma conquista coletiva. “Hoje é um dia de grande orgulho para nós. Todos os pequenos estão expondo seus produtos no Pavilhão 4. A feira está cada vez mais forte, e esperamos que muitos compradores passem por aqui para conhecer e adquirir nossas peças”, destacou.
A criação do Pavilhão 4, onde estão localizados os expositores da Appesol, foi articulada em conjunto pela própria associação com a organização da Exposol, visando atender à crescente demanda por espaços destinados aos pequenos e médios empreendedores do setor de pedras. A iniciativa garantiu a ampliação da participação dos associados e proporcionou mais visibilidade ao trabalho desenvolvido.
Edivaldo dos Santos, gestor ambiental da Appesol, destaca que a proposta nasceu da necessidade de oferecer uma estrutura adequada para os expositores. “O público que visita o pavilhão tem se surpreendido com a diversidade e qualidade dos produtos. Foram comercializados 52 espaços, com produtos únicos e diferenciados que têm chamado a atenção do público. O movimento tem sido positivo e as expectativas são boas para os próximos dias”, comentou.
O movimento no local foi intenso já no primeiro dia, e a diversidade de itens apresentados tem surpreendido os visitantes. “Quem ainda não passou por aqui está convidado. Venham conhecer e prestigiar o trabalho das pequenas e médias empresas que fazem parte do setor pedrista de Soledade”, reforçou Edvaldo.
O Pavilhão 4 segue aberto à visitação até o domingo, 4 de maio, como parte da programação da Exposol 2025. A entrada é gratuita. A realização é da Aprosol e tem como apresentadores Farmácia São João, Icatu Coopera, Stok Center, Vibra Foods, Unifique, e patrocínio da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural e Setur – Secretaria do Turismo – Governo do Rio Grande do Sul, Cotrijal, Sicredi, Banrisul, Sicoob, Corsan Aegea, Basso Pancote, BRDE, Afubra, Unimed, Coprel Telecom, Badesul e Cerfox. O apoio é da Emater, Prefeitura de Soledade – 150 anos, Câmara de Vereadores de Soledade e Ministério da Cultura, Governo Federal e da Lei Rouanet, Incentivo a Projetos Culturais.