Integrantes da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio) estiveram visitando a Exposol 2019 – Feira Internacional nesta sexta-feira, 3/5. O grupo de 11 empresários do setor mantiveram contato com expositores da Feira Interacional de Joias e Pedras Preciosas.
Carla Pinheiro, presidente da entidade, afirma que eles vieram em missão para estreitar o relacionamento com os fornecedores de pedras. “A maioria dos que estão aqui possuem atelier ou possuem indústria de joias, então todos são clientes potenciais. Alguns estão aqui pela primeira vez, outros já conheciam a exposição”, comentou.
Ela destaca que a Exposol é interessante pelo fato de que contempla toda a cadeia produtiva da pedra. “Aqui você tem desde o pequeno empresário até a grande empresa, assim como se encontra a pedra bruta, que serve para ornamentação ou para colecionador, até ela já lapidada para montar joias”, constatou.
A presidente informa que a Ajorio existe há mais de 50 anos e tem como missão principal fomentar a cadeia produtiva da joalheria, joias em ouro, prata, folhados, bijuterias e relógios. “Também contemplamos as pedras, onde reunimos toda a cadeia produtiva do setor, que começa desde o extrativista até a comercialização da peça pronta”, explicou.
Carla afirma que a relação com Soledade ainda está começando e deve se solidificar cada vez mais. “Estava falando com o prefeito do município, da possibilidade de montarmos um projeto para que a cidade tenha efetivamente um centro de lapidação, para que possamos não só extrair as pedras do solo, como também agregar valor a elas, lapidando aqui e vendendo as peças, quem sabe em reais e não somente em dólar”, concluiu.
A programação da Exposol 2019 – Feira Internacional segue até domingo, 5/5, no o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. O evento é uma promoção da Aprosol e mais informações podem ser obtidas no site www.exposol.com.br e também ser acompanhadas nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.
O patrocínio é da Farmácias São João, Icatu Seguros, Lavoro John Deere, BS Bios, Rio Grande Seguros e Previdência, MHNet Telecom, Basso Pancotte, Intersul, Corsan, Sicredi, BRDE, Lojas Benoit, Hotel e Parque das Tuias, Banrisul Cartões Vero e Coagrisol.
O apoio é da UPF, Prefeitura de Soledade, Câmara de Vereadores, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fetag e Emater RS. Produção cultural Lucano Cultura e Marketing e realização dos shows da B Show Produções.